Gaudium et Spes – Constituição Pastoral sobre a Igreja no mundo contemporâneo
A
última constituição a ser aprovada, na véspera do encerramento do Concílio
Vaticano II.
Tem uma visão abrangente sobre a PASTORAL DA IGREJA
– que interliga Catequese, Liturgia e Caridade, incidindo de forma mais definida
nesta última onde se enquadra a PASTORAL SOCIAL.
“As páginas desta constituição assinalam o ponto de
encontro entre Cristo e o homem moderno” Paulo VI .
Levando a Igreja ao meio da vida contemporânea para a - Iluminar – Sustentar – Consolar. A maior
novidade do Concílio Vaticano II é a sua abertura e a tentativa de diálogo com
os problemas e desafios do mundo moderno. A partir de princípios doutrinais
procura repor em relação a Igreja com o mundo e os homens e mulheres do nosso
tempo.
Ainda hoje, nos nossos
dias, passados 50 anos do Concílio Vaticano II, a Gaudium et Spes continua a
dar elementos preciosos para entender as transformações por que passa a
sociedade moderna, a fornecer pistas
para uma ação eficaz, quer do ponto de vista pastoral, social e político para
ultrapassarmos os problemas que o desenvolvimento acelerado da sociedade causa,
e ainda representa a postura da Igreja diante dos principais desafios da
modernidade.
A Gaudium et Spes
divide-se em duas grande partes: a primeira intitulamo-la O HOMEM NO MUNDO:
Na qual se desenvolve o
pensamento da Igreja sobre o homem, o mundo em que habita e sua mutua relação e
põe a nu, as contradições, assimetrias e desigualdades sociais que se
aprofundam, por outro lado, as esperanças e aspirações do ser humano enquanto
imagem e semelhança de Deus. A segunda parte é intitulada HOJE SOCIEDADE –
QUESTÕES URGENTES: Onde vários aspetos da vida de hoje e da sociedade humana,
com particular enfeze nas questões e problemas que pareçam ter maior urgência
nos nossos dias. Analisa a sociedade atual, seguida de orientações para a busca
da justiça e da paz. (econômico; Social; Político e Cultural)
Ao lermos, estudarmos e
refletirmos esta constituição do C. Vaticano II encontramos temas como:
> MUDANÇAS; o homem
vive uma nova fase da história. A transformação social e cultural reflete-se na
vida religiosa.
As alegrias e as
esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos
pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças,
as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo. (GS 1)
Dirige-se a todos os homens,
expondo-lhes o modo de estar e a atividade da Igreja no mundo de hoje, para
iluminar a problemática humana e salvar o homem. O homem na sua unidade e
integridade (corpo e alma, coração e consciência, inteligência e vontade), é o centro de toda a exposição
É dever da Igreja investigar a
todo o momento os sinais dos tempos, e interpretá-los à luz do Evangelho.
Para responder de modo
adaptado, em cada geração às eternas perguntas dos homens acerca do sentido da
vida presente e da futura relação entre elas
> PESSOA HUMANA; O
homem é um ser uno – corpo e alma. Sl8,5-7 – “Que é, pois o homem, para
dele te lembrares? Para que te preocupes dele?” O homem foi “Criado á imagem de
Deus” - “varão e mulher”, o que constitui a primeira forma de comunhão entre pessoas
e tem uma natureza social, desenvolve as suas qualidades em relação com os
outros.
Seduzido pelo maligno o
homem pecou, diminuindo-o e impedindo-o de atingir a plena realização.
> CONSCIÊNCIA MURAL; No fundo da
consciência o homem encontra uma LEI, uma voz que está sempre a chamar
ao amor do bem e fuga do mal, soa no momento oportuno, na intimidade do seu
coração.
Uma lei inscrita no
coração do homem por Deus à qual deve obedecer e é por ela que ele é julgado.
> LIBERDADE; Só na
Liberdade é que o homem se pode converter ao bem. A liberdade verdadeira é um
sinal privilegiado da imagem divina no homem. Deus quis “deixar o homem
entregue à sua própria decisão”, para que busque por si mesmo o seu Criador e
livremente adira a Ele.
> BEM COMUM; É o
conjunto das condições da vida social que permitem, tanto aos grupos como a
cada membro a alcançarem a própria perfeição. Cada grupo deve ter em conta as
necessidades e legítimas aspirações dos outros grupos e o bem comum de toda a
família humana.
> DIÁLOGO; Fraterno entre os homens realiza-se a
nível mais profundo da comunidade de pessoas. Chamados a formar uma só família
e ao mesmo fim - Deus
> CULTURA; Indica
todas as coisas por meio das quais o homem: apura e desenvolve as múltiplas
capacidades do seu espírito e do seu corpo, se esforça por dominar o mundo, torna
mais humana a vida social, quer a familiar quer a comunidade civil e comunica
aos outros e conserva nas suas obras, para que sejam de proveito à humanidade.
> A VIDA ECONÓMICA E
SOCIAL; O HOMEM é o protagonista, o centro e o fim de toda a VIDA
ECONÓMICA E SOCIAL, deve respeitar
e promover a dignidade e a vocação integral da pessoa humana e o bem toda a sociedade.
> VIDA DA COMUNIDADE
POLÍTICA; A comunidade política existe em vista ao bem comum; nele
encontra a sua completa justificação e significado e dele deriva o seu direito
natural e próprio. Comunidade política e autoridade pública fundam-se na
natureza humana e pertencem à ordem estabelecida por Deus
> O MATRIMÓNIO E A
FAMÍLIA; Os cristãos alegram-se com os vários fatores que fazem aumentar
entre os homens a estima desta comunidade de amor e o respeito pela vida e que
auxiliam os cônjuges e os pais na sua missão.
> PROMOÇÃO DA PAZ; Felizes os construtores da
paz “porque serão chamados filhos de Deus” (Mt5,9). Concílio, apela
para os cristãos, com a ajuda de Cristo, autor da paz, colaborem com
todos os homens no estabelecimento da paz na justiça e no amor e na
preparação dos instrumentos da mesma paz.
> A COMUNIDADE
INTERNACIONAL; As relações entre as nações também estão envenenadas com
as contendas e violência. É necessário que os organismos internacionais cooperem
e coordenem melhor, que se fomentem as organizações que promovem a paz.
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