A palavra Sacramento significa sinal. Nós dizemos que o Baptismo, a Confirmação, a Reconciliação, a Eucaristia, a Unção dos enfermos, a Ordem e o Matrimónio, são Sacramentos, isto é, sinais. Sinais de quê? Sinais do amor de Deus para com a humanidade.
Sabemos que Deus sempre amou a humanidade. Ele criou o homem à Sua imagem e semelhança. Mas o homem foi teimoso e pecou. como consequência desse pecado, o ser humano afastou-se do seu Criador. Mas o Pai não abandonou aquele que foi criado à Sua imagem e semelhança.
Mas o homem é mesmo teimoso, Hoje é fiel, amanhã já desmancha o contrato. Deus, porém, é fiel e carinhoso. E não se cansa de inventar modos para conquistar o coração humano. Deus sempre deseja salvar o homem. E o grande SINAL do Pai realizou-se em Jesus Cristo.
Cristo Jesus cumpriu a Sua missão aqui na terra: viveu fazendo o bem. E, obediente à vontade do Pai, emtregou-Se à morte por nós. O Pai ressuscitou-O. E Jesus foi elevado ao Céu. Mas antes de voltar para junto do Pai, encarregou os Apóstolos de continuarem a Sua missão.
A Igreja, portanto, continua a fazer o que Cristo fez. E Cristo está presente no meio dela, continuando a salvar a humanidade. A Igreja é, pois, SINAL da presença de Cristo no meio dos homens. É SACRAMENTO DE CRISTO.
Os Sacramentos não são só sinais do amor de Deus. Não são só sinais da presença de Cristo na Igreja. ELES SÃO O PRÓPRIO DEUS, PRESENTE NESSES SINAIS.
Fonte - Livros: Os Sacramentos na tua vida
Fonte - Livros: Os Sacramentos na tua vida