PARA REFLECTIR...

Temas de Formação para Leigos

“…os leigos contribuem para o bem de toda a Igreja …”LG 30

N.º 30 – Carácter Peculiar dos Leigos

 Os leigos fazem parte do Povo de Deus

Todas as coisas que se disseram a respeito do Povo de Deus se dirigem igualmente aos leigos, aos religiosos e aos clérigos, algumas, contudo, pertencem de modo particular aos leigos. 
Os sagrados pastores reconhecem, quanto os leigos contribuem para o bem de toda a Igreja. Pois Cristo não os instituiu para se encarregarem de toda a missão salvadora da Igreja, mas em pastorear de tal modo os fiéis e de tal modo reconhecer os seus serviços e carismas, que todos, cada um segundo o seu modo próprio, cooperem na obra comum. 

N.º 31 – Conceito e vocação do leigo na Igreja
Por leigos entendem-se todos os cristãos que não são membros da sagrada Ordem ou do estado religioso reconhecido pela Igreja, isto é, os fiéis que, incorporados em Cristo pelo Baptismo, constituídos em Povo de Deus e tornados participantes, a seu modo, da função sacerdotal, profética e real de Cristo, exercem, pela parte que lhes toca, a missão de todo o Povo cristão na Igreja e no mundo.

 Por vocação própria, compete aos leigos procurar o Reino de Deus tratando das realidades temporais e ordenando-as segundo Deus. Vivem no mundo, onde são chamados por Deus e guiados pelo Espírito Evangélico, aí, concorram para a santificação do mundo, como fermento; manifestem Cristo aos outros, pelo testemunho da própria vida, pela irradiação da sua fé, esperança e caridade.

Compete especialmente iluminar e ordenar de tal modo as realidades temporais a que estão ligados, que elas sejam sempre feitas segundo Cristo e progridam e glorifiquem o Criador e Redentor. 

N.º 32- Unidade na Diversidade
Um só é o Povo de Deus: “um só Senhor, uma só fé, um só baptismo”; 
comum é a dignidade dos membros, a graça de filhos, a vocação á perfeição;
uma só salvação, esperança e caridade indivisa.

A distinção que o Senhor estabelece entre ministros sagrados e o restante Povo de Deus, contribui para a união. Os pastores imitando o exemplo de Jesus prestam serviço uns aos outros e aos fieis, estes devem alegremente dar a sua colaboração aos pastores. 
Deste modo, todos testemunham, a admirável unidade do Corpo místico de Cristo: a diversidade de graças, ministérios e actividades, consagra em unidade os filhos de Deus, porque “um só e o mesmo é o Espírito que opera todas estas coisas” (1Cor. 12,11)

 N.º 33 O Apostolado dos Leigos  

Unidos no Povo de Deus, e constituídos no corpo único de Cristo, os leigos são chamados:
1º - A tornarem a Igreja presente e activa naqueles locais e circunstâncias em que só por meio deles ela pode ser o sal da terra. Todos os leigos são testemunha e instrumento vivo da missão da Igreja. 
2º- A uma colaboração mais imediata no apostolado da Hierarquia. 
3º-  pela Hierarquia a exercer certos cargos eclesiásticos, com finalidade espiritual. 

N.º 34 A Consagração do Mundo pelo Apostolado dos Leigos

O supremo e eterno sacerdote Cristo Jesus, querendo também por meio dos leigos continuar o Seu testemunho e serviço, vivifica-o pelo Seu Espírito e sem cessar os incita a toda a obra boa e perfeita.
Os leigos enquanto consagrados a Cristo e ungidos no Espírito Santo, têm uma vocação admirável e são instruídos para que os frutos do Espírito se multipliquem neles cada vez mais abundantemente. 
Todos os trabalhos, orações, empreendimentos apostólicos, vida conjugal, familiar, trabalho de cada dia, se forem feitos no Espírito, e as incomodidades da vida, suportadas com paciência, se tornem agradáveis a Deus por Jesus Cristo.

Estes sacrifícios são piedosamente oferecidos ao Pai, juntamente com a oblação do corpo do Senhor, na celebração da Eucaristia. E os leigos, consagram a Deus o próprio mundo. 

N.º 35 O Testemunho de Vida pelo Apostolado dos Leigos
Cristo, o grande profeta, quer também pelos leigos ensinar, por isso, os constitui testemunhas, e lhes concedeu o sentido da fé e o dom da palavra a fim de que a força do Evangelho resplandeça na vida quotidiana, familiar e social.

É um modo de evangelizar com carácter específico e de particular eficácia, pois proclamam a palavra de Cristo com o testemunho de vida e com a palavra nas condições ordinárias da vida no mundo
A família é uma admirável escola de apostolado dos leigos. Os esposos são um para o outro e para os filhos as testemunhas da fé e do amor de Cristo.

N.º 36 A Santificação das Estruturas Humanas pelo Apostolado dos Leigos
Os leigos são chamados pelo Senhor para dilatarem o Seu reino, mas como o podem fazer?
>Ajudar-se uns aos outros a levarem uma vida mais santa, para o mundo ser penetrado do espírito de Cristo
> Contribuir para que os bens criados sejam valorizados pelo trabalho humano, pela técnica e pela cultura 

Isto, para utilidade de todos, e contribua para o progresso na liberdade humana e cristã de todos os homens

> Perante as força de mal e pecado, devem os leigos, prepararem o mundo para a semente da palavra divina e a Igreja mais amplamente abrirá as portas para introduzir a mensagem da paz

 N.º 37 Relações dos Leigos com a Hierarquia

Os leigos têm o direito :
de receber com abundância, dos sagrados pastores, os bens espirituais da Igreja (Palavra de deus e os sacramentos)
E o dever de dar parecer sobre assuntos que dizem respeito ao bem da Igreja;
Abraçar com obediência, as coisas que os sagrados pastores, determinarem;
Devem rezar pelos seus prelados.

Os pastores devem:
Reconhecer e fomentar a dignidade e responsabilidade dos leigos na Igreja;
Recorram ao seu conselho prudente, entreguem-lhes confiadamente cargos, e dêem-lhes margem e liberdade de acção


N.º 38 Os Leigos Vivificadores do Mundo
Cada leigo deve ser, perante o mundo, uma testemunha da ressurreição e da vida do senhor Jesus e um sinal do Deus vivo.
Todos em conjunto e cada um por sua parte, devem alimentar o mundo com frutos espirituais e nele difundir o espírito que anima os pobres, mansos e pacíficos.



A Diocese de Viseu está em Sínodo.

O Sínodo: “É uma assembleia de sacerdotes e de outros  fiéis  da Igreja particular,  escolhidos para auxiliar o Bispo diocesano para o bem de toda a comunidade diocesana   (CDC, cân. 460)

Tem como Finalidade: Prestar um auxilio ao Bispo no exercício da função que  lhe é própria, de guiar  a comunidade cristã.

A Sua Duração é de: 5 anos (2010-2015) - os  mesmos anos  e durante o mesmo período Concilio Ecuménico do Vaticano II, 50 anos depois.

Os Objectivos:
Ø    Geral:  Sentir a Igreja da Diocese de Viseu a caminhar ao  ritmo do Concilio  Ecuménico Vaticano II, 50 anos depois

Ø  Especifico:
1.       Saber a recepção feita pela Igreja de Viseu ao Concílio Ecuménico Vaticano II, conhecendo o caminho feito pela diocese

2.       Preparar a diocese – nas estruturas e nas pessoas – para os novos desafios que  estão a ser feitos pela Sociedade

3.       Crescer, enquanto igreja diocesana, na Formação Cristã, na Comunhão e na Corresponsabilidade

4.       Preparar a igreja diocesana para acolher e viver a palavra de Deus, num dialogo constitutivo com o Mundo, celebrando e testemunhado, com alegria, a presença de Jesus Cristo Ressuscitado

Sendo o objectivo principal, do Sínodo, sentir a Igreja Diocesana a caminhar ao ritmo do Concílio Vaticano II, e de acordo com as indicações da equipa coordenadora do sínodo, o arciprestado de Penalva do Castelo iniciou a Escola de Leigos na Sexta feira dia 18 de Fevereiro. Realizando-se no Centro Pastoral de Penalva do Castelo, todas as primeiras e terceiras sextas- feiras de cada mês, com inicio pelas 20,30h.
Ø  O primeiro tema: Concílio Vaticano II
Apresenta de forma sucinta a história e o conteúdo do Concilio Vaticano II.

Ø  O Segundo Tema: Lumen Gentium – Constituição Dogmática sobre Igreja
É a constituições do Concilio, sobre a Igreja, tratando da constituição e da natureza da Igreja (Igreja Comunhão – Pastoral Orgânica).
Os seus Conteúdos são:
1. O Mistério da Igreja (nº 1 a 8)
2. O Povo de Deus (nº 9 a 17)
3. A constituição hierárquica da Igreja e em especial o episcopado (nº 18 a 29)
4. Os Leigos (nº 30-38)
6. Os Religiosos (nº 43 a 47)
8. A bem-aventurada virgem Maria Mãe de Deus no mistério de Cristo e da Igreja (nº 52 a 69)

Estamos a iniciar mais uma etapa da caminhada Sinodal da nossa Diocese, sendo-nos proposto estudar, refletir e descobrir na Constituição Dogmática Dei Verbum - que trata da Revelação Divina - a beleza e a importância da Palavra de Deus nas nossas vidas e comunidades.
Durante o tempo de Advento, iremos ter o guião de estudo: “A Palavra de Deus na vida e na Missão da Igreja”. A Igreja alimenta-se e fortalece-se na escuta desta Palavra, exercendo sabiamente a tríplice missão que herdou de Jesus Cristo, educação; celebração e praticar a fé. «Alimentar-nos da Palavra para sermos «servos da Palavra» no trabalho da evangelização: é seguramente uma prioridade para a Igreja no início do novo milénio» - Carta Apostólica Novo Millennio ineunte (2001), n.º 40

 Ø O Terceiro Tema: Dei Verbum - Constituição Dogmática sobre a Revelação Divina 
Todos os elementos disponibilizados pelo comissão sinodal encontram-se no blogue na pasta Dei Verbum, na caixa dos documentos do lado direito.

“Da Palavra à Ação” é o titulo do plano Pastoral que será realizado neste ano pastoral que estamos a iniciar. Este ano é-nos proposto pelo nosso bispo D. Ilídio o estudo das constituições do Concilio Vaticano II: a Dei Verbum que trata da Revelação Divina e a Gaudium et Spes que dá orientações para a relação entre a Igreja e a Sociedade.

Assim estamos todos convocados para formar pequenos grupos nas nossas comunidades, onde estudaremos e refletiremos a realidade das nossas comunidades: a forma como estamos a acolher a Palavra de Deus nas comunidades, nas nossas vidas, e a sua importância nas mesmas a partir dos documentos que a comissão diocesana para o sínodo editar, com base nas constituições Dei Verbum e da Gaudium et Spes.

Iniciamos esta caminhada, com a Dei Verbum, a Palavra de Deus, lida, refletida, interpretada e concretizada por muitos documentos. Durante o tempo de Advento, iremos ter o guião de estudo: “A Palavra de Deus na vida e na Missão da Igreja”. A Igreja alimenta-se e fortalece-se na escuta desta Palavra, exercendo sabiamente a tríplice missão que herdou de Jesus Cristo, educação; celebração e praticar a fé. «Alimentar-nos da Palavra para sermos «servos da Palavra» no trabalho da evangelização: é seguramente uma prioridade para a Igreja no início do novo milénio» - Carta Apostólica Novo Millennio ineunte (2001), n.º 40

«A Igreja não vive de si mesma, mas do Evangelho» DV51 – precisamos de conhecer a Palavra de Deus, de a escutarmos, meditamos, rezarmos, de impregnarmos a nossa vida da Palavra de Deus, para a cada dia estarmos mais próximos de Deus e sermos os evangelizadores dos novos tempos.

O documento A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja, está dividido em três partes. A primeira apresenta-nos a Constituição Dei Verbum, a segunda enumera alguns documentos que os Pastores da igreja escreveram para instruir a Igreja na sua caminhada após-conciliar e por fim, a terceira parte sintetiza a Exortação Apostólica Verbum Domini de Bento XVI.

Ninguém deve ficar parado, indiferente, ou Auto dispensar-se deste projeto, pois todos temos a responsabilidade e o dever de dar o nosso contributo. Que cada um se sinta animado, entusiasmado, comprometido e com alegria e generosidade participe num grupo da sua paroquia.

Ø O Quarto Tema: Gaudium et SpesConstituição Pastoral sobre a Igreja no mundo contemporâneo


A última constituição a ser aprovada, na véspera do encerramento do Concílio Vaticano II.
Tem uma visão abrangente sobre a PASTORAL DA IGREJA – que interliga Catequese, Liturgia e Caridade, incidindo de forma mais definida nesta última onde se enquadra a PASTORAL SOCIAL.
“As páginas desta constituição assinalam o ponto de encontro entre Cristo e o homem moderno” Paulo VI . Levando a Igreja ao meio da vida contemporânea para a  - Iluminar – Sustentar – Consolar. A maior novidade do Concílio Vaticano II é a sua abertura e a tentativa de diálogo com os problemas e desafios do mundo moderno. A partir de princípios doutrinais procura repor em relação a Igreja com o mundo e os homens e mulheres do nosso tempo.
Ainda hoje, nos nossos dias, passados 50 anos do Concílio Vaticano II, a Gaudium et Spes continua a dar elementos preciosos para entender as transformações por que passa a sociedade moderna,  a fornecer pistas para uma ação eficaz, quer do ponto de vista pastoral, social e político para ultrapassarmos os problemas que o desenvolvimento acelerado da sociedade causa, e ainda representa a postura da Igreja diante dos principais desafios da modernidade.


_____________________________________________________________________

Nota: para ver o texto do tema basta clicar no titulo do respectivo tema, que se apresenta com a cor azul.
Para ter acesso aos power points e aos textos em word será necessário ir á caixa dos documentos que está no lado direito do blogue, na pasta Escola de Leigos, clicar no documento pretendido gravar no seu computador e em seguida abrir.

Também já está disponivel o esquema para os trabalhos de grupo, na mesma caixa dos documentos.