PARA REFLECTIR...

MATRIMÓNIO

Matrimónio:

O gesto de um noivo e de uma noiva se doarem no amor e de formarem família é sinal do amor de Deus para com a humanidade. Portanto é Sacramento. E o próprio Deus escolheu esse exemplo para falar do Seu amor pelo Seu povo. Um dos temas centrais da Bíblia é o da ALIANÇA, ou seja, o contrato de amor que Deus quis assinar com os homens. A iniciativa desse contrato parte de Deus e encontra eco nas pessoas. Deus é fiel a esse contrato e ama apaixonadamente o Seu povo.


 
Alianças:

As alianças que o marido e mulher usam no dedo são sinal de fidelidade um ao outro. Sendo fiéis um  ao outro, os esposos dão provas de fidelidade ao Senhor.
As alianças que os esposos usam querem significar todo o amor que Deus sente pelos homens. São um selo de fidelidade. Quando o Sacerdote benze as alianças que os esposos usarão no dedo, ele representa Deus que Se recorda do Seu contrato de amor para connosco.

As alianças são um simples sinal. 

Instituição do Matrimónio:

Para ser sinal do amor que Deus tem à humanidade, o Matrimónio não pode ser desfeito. "O homem dixará pai e mãe e unir-se-á à sua mulher e formarão uma só carne" (Gn 2,24)

Quem celebra o Matrimónio?

Quem realiza o matrimónio não é o Sacerdote: são os noivos. Eles são o SUJEITO do matrimónio. O Padre, representando a Igreja, abençoa - em nome de Deus - as promessas e os juramentos que os noivos fazem.



 
A celebração do Matrimónio

O casamento religioso pode ser celebrado com ou sem Eucaristia.

a) Boas-vindas
O Sacerdote - dá as boas-vindas aos noivos e fiéis presentes.
b) Leitura da Palavra de Deus, que explica o sentido do casamento cristão.
c) Homilia
O sacerdote explica a Palavra de Deus e o significado da celebração.
d) Diálogo com os noivos,
O sacerdote faz três  perguntas importantes aos noivos 1- Se estão a casar de livre e espontânea vontade; 2- se estão conscientes que o casamento cristão não pode ser desfeito; 3- se estão dispostos a receber os filhos que Deus lhes der.
e) Consentimento. Os noivos dão as mãos e cada um diz a fórmula: "Eu, (N) recebo-te por minha esposa/esposo a ti (N), e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida"
f) Bênção e entrega das alianças. O sacerdote pede a Deus que abençoe as alianças. E depois os noivos colocam as alianças no dedo do respectivo conjuge dizendo a fórmula: "Recebe esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".
g) Oração dos fiéis. Nesta oração pede-se pelo novo casal .
h) Bênção Nupcial. O sacerdote pede a Deus que abençoe o casal.
i) Pai-nosso
j) Bênção final e despedida


Obervações práticas

Há muita gente que encara o Casamento religioso como um simples acto social. Procuremos que a vossa celebração mostre dignidade, simplicidade e deixe transparecer o essencial.
- Procurem ser pontuais na chegada á Igreja,
- Procurem entrar na Igreja já concentrados no Sacramento que vão realizar e não tanto no fotógrafo
- Procurem que os convidados estejam participativos na celebração


Nota: na caixa de Documentos que se encontra no lado direito do blogue na pasta do matrimónio encontra a ficha de inscrição para o matrimónio, que deve preencher e entregar ao seu pároco assim como alguns modelos de celebrações que podem ajudar para a preparação da vossa celebração matrimonial. 
Na Caixa dos documentos também pode encontrar celebrações das bodas de Ouro e de Prata Matrimoniais.


Fontes- Livro: Os Sacramentos na tua vida 

Sem comentários:

Enviar um comentário