O ministério de Acólito remonta aos primórdios da Igreja. Uma carta do Papa S. Cornélio a Fábio de Antioquia, escrita no ano 251, testemunha que, em Roma, nessa altura, o Papa tinha reunido á sua volta 46 presbiteros e 7 diáconos, 7 sub diáconos, 42 acólitos, 52 exorcistas, leitores e porteiros.
Uma outra carta, no final do século IV, o papa S. Síriaco a Himero de Tarragona, dá-nos conta do acolitado como um serviço generalizado nas comunidades cristãs.
Ao longo dos seculos, nas catedrais, à volta do bispo, ou nas comunidades, que iam surgindo, jamais se extinguio este ministério.
ACÓLITO
A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. dado que se pode acompanhar alguem indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele ou aquela que, na celabração da liturgia, precede, vai ao lado, ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar.
Em primeiro lugar acompanha e serve o presidente da celebração da missa, em segundo lugar acompanha e serve o diácono, o ministro extraordinário da comunhão, ou outras pessoas que precisam de ser ajudadas durante a celebração.
É preciso dizer que há dois tipos de acólitos. Há os chamados acólitos instituidos e os acólitos não instituidos.
- Acólitos Instituidos:
São acolitos chamados e instituidos pelo bispo para serem acólitos. Estes são chamados a participar muito empenhadamente nas celebrações da eucaristia. Os acólitos instituidos são rapazes ou homens que se preparam para serem diáconos ou padres. É o caso dos seminaristas.
- Acólitos não Instituidos:
Existem em maior numero, são todos os que ao domingo e de semana estão nas celebrações da eucaristia a acolitar nas nossas paroquias. São chamados pelos seus párocos.
O Acólito é um ministro do altar.
Para que uma assembleia liturgica possa celebrar a missa, precisa de ministros. A palavra ministro significa: o que serve, o servidor. Ministro é aquele que exerce um ministério, isto é um serviço.
Quem são eles? São os encarregados de fazer algum serviço na assembleia. Os que fazem as leituras, os que servem o altar, os que recolhem as ofertas, os cantores, todos são ministros litúrgicos.
A celebração litúrgica exige a presença de diversos ministros.
Um deles é o acólito. O seu lugar é no presbitério onde tem o dever de facilmente desempenhar as funções que lhe estão atribuídas.
É por isso um Ministro do Altar.
UTENSILIOS E LOCAIS PARA A CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA
Para seres um bom Acólito tens de conhecer o nome de tudo o que se utiliza na celebração da Eucaristia.
Para que possas realizar melhor essa tarefa tão importante, apresentamos-te aqui tópicos onde podes consultar uma lista com esses nomes, para que aprendas bem e sejas, cada vez mais, um bom acólito como tu queres e como Jesus quer e a comunidade cristã espera de ti.
- ALVA: Túnica branca que cobre todo o corpo e constitui a vestimenta básica de todos os ministros da celebração litúrgica;
- AMITO: Peça de roupa que se coloca debaixo da alva e tem a função de tapar a gola da roupa normal. Também pode ser a forma de capuz;
- CÍNGULO: Cinto em forma de corda que se utiliza para prender a alva à cintura;
- ESTOLA: Peça de tecido da cor liturgíca do dia, que se põe sobre a alva. Reservada aos ministros ordenados.
- CASULA: Manto amplo, da cor litúrgica do dia, aberto dos lados e sem mangas, com um espaço para passar a cabeça. É o paramento do presbítero ou do bispo que preside à Eucaristia;
- DALMÁTICA: Veste solene, com mangas e justa ao corpo, que o diácono pode usar;
2. IGREJA LUGAR DE CULTO
- PRESBITÉRIO: Encontra-se destacado da nave da Igreja e é o local onde estão os sacerdotes e os acólitos. É o centro da acção comum e onde decorrem os ritos principais;
No Presbitério encontram-se:
a) Altar - Onde são colocados o pão e o vinho durante a oração eucarística. É o local onde se torna presente o sacrifício da Cruz e é também a mesa do Senhor. Para a celebração eucarística deve ser sempre coberto com uma toalha e um corporal;
b) Credencia - pequena mesa que se deve encontrar nas imediações do altar e serve para a purificação dos vasos sagrados;
c) Cadeiral (ou Presidência) - é o local onde o Presidente da assembleia se senta, bem como os outros ministros do altar, conforme a construção do mesmo;
d) Ambão - é o suporte que sustenta o Leccionário sendo por isso o local onde são proclamadas as leituras, o salmo responsorial, o Preconio Pascal (na Vigília Pascal), a Homilia e a Oração dos Fieis, bem como deve ser usado para comentários e a regência do coro se for ncessário;
e) Cirio Pascal - vela de grandes dimensões que se encontra no Presbitério durante todo o tempo pascal. Acende-se no inicio da Vigilia Pascal e simboliza a luz de Cristo Ressuscitado. Durante o ano utiliza-se sobretudo, nas celebrações do Batismo;
- A NAVE(S): Espaço onde se situam os restantes fieis e deve manifestar a unidade do povo de Deus.
Na Igreja encontram-se ainda:
- SACRÁRIO OU TABERNÁCULO - Lugar onde se guarda o Corpo de Cristo depois da celebração da Eucaristia, para que se possa levar aos doentes quando seja necessário, e para que todos possam rezar diante dele;
- A FONTE BAPTISMAL (BAPTISTÉRIO): lugar onde está a Pia Baptismal para a celebração do Baptismo;
- CONFESSIONÁRIO: Lugar no qual se celebra o sacramento da penitência ou reconciliação
- O CORO (ou schola cantorum): é o local onde se encontram os fieis que tem como missão animar e louvar a Deus, motivando a assembleia para uma participação mais activa no decorrer da celebração da Santa Missa;
- No exterior da Igreja os Sinos são a voz da comunidade;
3. OS LIVROS
- LECCIONÁRIO: Livro que contêm as leituras bíblicas que se lêem na Missa e
outras celebrações liturgicas, (ou seja, a Palavra que Deus nos dirige). Existem vários, segundo os diversos tempos e ocasiões;
4. OS ACESSÓRIOS DE CULTO
- OS VASOS SAGRADOS
a) Cálice e Patena: Servem para oferecer, consagrar, e comungar o Pão e o Vinho;
b) Pixide ou Cibório: Vaso com tampa, destinado a conservar as hóstias consagradas no sacrário;
c) Caixa Cibório: Espécie de caixa destinada a levar o viático (chama-se viático quando o Sacramento da Eucaristia é administrado fora da Igreja), aos doentes;
d) Custódia: Acessório usado na exposição do Santíssimo Sacramento (o Pão neste caso);
e) Lúmula: Faz parte da Custódia. Trata-se de um pequeno circulo, geralmente de metal precioso, que serve para segurar a hóstia;
- OUTROS VASOS NÃO SAGRADOS
a) Âmbulas: Vasos destinados a conterem os Santos Óleos (dos catecúmenos, do Santo Crisma e dos Doentes);
b) Galhetas: Para apresentar no Altar o vinho e a água;
c) Turibulo: Para as incensacções litúrgicas e para guardar o incenso. Composto por um pequeno braseiro sustentado por correntes. No braseiro colocam-se carvões acesos sobre os quais se põe o incenso para que arda e liberte o seu aroma;
d) Naveta: Objecto em forma de navio, (normalmente), onde está o incenso para ser utilizado pelo turiferário;
e) Caldeira e Hissope: para as aspersões com água benta;
f) Purificador: Encontra-se na credencia com água para o sacerdote e os ministros da comunhão purificarem os dedos que vão tocar no Corpo de Cristo;
g) Hissope: Objecto utilizado para a aspersão com água benta. Formado por uma bola com vários furos na ponta de um tubo;
- SANGUINEO: Pano destinado a enxugar o Cálice depois das ambulações, bem como a boca e os dedos do sacerdote que o sangue e o corpo de Cristo tocaram;
- MANUSTÉRIO: toalha apresentada pelo acólito ao sacerdote e ao ministro da comunhão no momento do lavabo;
6. INSIGNIAS EPISCOPAIS
O Bispo nas celebrações liturgicas utiliza as vestes sagradas próprias daquele dia. Além das que são comuns aos presbíteros, usa na cabeça, o solidéu (pequeno barrete, de cor violeta para os Bispos, vermelha para os Cardeais e branca para o Papa)
As Insignias episcopais usadas pelo Bispo são:
- ANEL: Símbolo de aliança e de fidelidade à Igreja;
- BÁCULO: Sinal do múnus pastoral;
- MITRA: Chapéu alto de duas pontas usado sobre o solidéu;
- CRUZ PEITORAL: Cruz que os Bispos trazem sobre o peito
7. OUTROS OBJECTOS
- PÁLIO: É um sobrecéu portátil, suspenso por meio de varas, que serve nas procissões para cobrir o Santíssimo Sacramento;
- ÚMBELA: Espécie de pálio redondo, parecido a uma sombrinha. Tem a mesma função que o Pálio;
- LANTERNAS / CANDELABROS: São lanternas (com vela acesa no seu interior) presas numa vara que se transporta em procissões.
- CASTIÇAIS: Suportes onde se colocam as velas sobre o altar, ou junto a ele;
ATITUDES A TER DURANTE A CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA
Neste capítulo pretende-se dar a conhecer as preincipais atitudes que um acólito deve ter durante a Celebração da Eucaristia.
a) Como se Genuflete
Com a cabeça e o tronco bem direitos, leva-se a perna direita um pouco atrás e o joelho direito até que toque no chão, ao lado do calcanhas do pé esquerdo.
A genuflexão faz-se pausadamente, mas levantamo-nos logo que o joelho toque no chão. Não se inclina a cabeça nem nos devemos benzer durante a genuflexão.
Chegados ao lugar da genuflexão, para-se, genuflete-se, levanta-se completamente e continua-se o caminho.
b) Inclinação Profunda
- Quando na profissão de fé dizemos "e encarnou pelo Espírito Santo", excepto nas solenidades do Natal e da Anunciação do Senhor.
- Quando antes de comungar, o sacerdorte genuflecte.
- Quando o sacerdote diz "Eis o Codeiro de Deus".
- Sempre que seja necessário passar diante do Bispo.
- O que incensa, às pessoas ou coisas que vai incensar, antes e depois da incensação.
c) Pequenas Inclinações
Faz-se uma pequena inclinação (incluindo a cabeça) nos seguintes momentos:
- Durante a incensação da cruz.
- Quando na "confissão" se diz minha culpa, minha tão grande culpa.
- Sempre que seja necessário passar diante do sacerdote.
- Sempre que se entrega ou recebe algum objecto das mãos do sacerdote (turíbulo, lavado, etc.)
- Quando o sacerdote ou outro ministro abre e fecha a porta do sacrário.
- No momento da comunhão ao dizer Amen.
- À cruz da sacristia, antes e depois da Missa.
d) Bate-se no Peito
Na "confissão", ao dizer-se "minha culpa, minha tão grande culpa", bate-se duas vezes no peito com a mão direita estendida.
e) A Paz
Quando o sacerdote ou o diácono diz "saudai-vos na paz de Cristo", o acólito recebe a paz do sacerdote, ou diácono ou outro ministro e transmite-a ao acólito que estiver próximo.
f) Observações Gerais
- Quando o Santíssimo Sacramento está exposto não se saúda ninguém.
- Deve-se sempre evitar estar de costas, quer para o altar, quer para as pessoas mais elevadas em dignidade
- Para maior dignidade e beleza do culto, é necessário que as atitudes e movimentos dos vários acólitos sejam executados unidormemente.
g) Como se Usa o Turíbulo
- Imposição do Incenso:
O turiferário, de frente para o sacerdote, saúda-o com inclinação de cabeça.
Abre o turíbulo.
Conservando-o na mão esquerda preso pelo cadeado, faz subir com a mão direita a argola e levanta o opérculo à altura devida. Mantém-no imóvel de maneira a que os cadeados não impeçam a imposição do incenso.
Conservando a mão esquerda por debaixo da capsula, enquanto com a mão direita cair o cadeado do opérculo, deixa fechar o opérculo do turíbulo, logo que o sacerdote abençoe o incenso.
- Quando se Incensa:
Durante a processão de entrada
No início da Missa, incensa-se o Altar e a Cruz.
Na aclamação do Envagelho
Na apresentação dos dons, incensam-se as ofertas, o Altar, a Cruz, a Presidente da Assembleia, os outros ministros e o povo.
Às elevações do Pão e do Cálice.
Neste capitulo pretende-se dar a conhecer os aspectos básicos que o acólito deverá ter sempre ao manusear o Missal Romano tais como o Ano Liturgico e a divisão da Missa em momentos.
a) Ano Liturgico
A Santa Igreja celebra a memória sagrada da obra de salvação de Cristo, ao longo do ano. Em cada semana, no dia a que foi dado o nome de "Domingo", comemora a Ressurreição do Senhor, que é celebrada também em cada ano, juntamente com a sua bem-aventurada Paixão, na grande solenidade da Páscoa.
Nos diversos tempos do ano, seguindo a prática que vem da tradição a Igreja completa a formação dos fieis por meio de piedosos exercícios espirituais e corporais, por meio da instrução, da Oração, das obras de penitencia e de misericórdia.
- Advento: Tempo de esperança e de preparação para a festa do Natal,
- Natal do Senhor: Nascimento de Jesus;
- Epifania: Festa da manifestação de Cristo;
- Baptimo do Senhor: Fim do Ciclo do Natal;
- Tempo Comum ou per Annum;
- Cinzas: O povo de Deus reconhece que é pecador e fraco nesta vida terrena;
- Quaresma: Tempo de preparação para a Páscoa;
- Ramos: Celebra a entrada triunfante de Cristo em Jerusalém;
- Triduo Pascal - É composto por:
1- Ceia do Senhor
2- Paixão do Senhor
3- Vigília Pascal
- Páscoa: Ressurreição de Cristo - Prolonga-se até ao Pentecostes. Pentecostes significa o quinquagésimo dia, durando por isso 50 dias a festa da Páscoa.
- Todos os Santos
- Festa de Cristo Rei: Fim ano Liturgico
b) Divisão da Missa em Momentos
A missa consta por assim dizer de 2 grandes partes: A Liturgia da palavra e a Liturgia Eucarística. Estas duas partes, porém estão entre si tão estreitamente ligadas que constituem um único acto de culto. De facto na Missa é posta tanto a mesa da palavra de Deus como a mesa do Corpo de Cristo.
A Missa é formada por 5 momentos ou períodos distintos:
Ritos Iniciais
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Canto de Entrada
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De Pé
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Saudação
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Acto penitencial
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Glória
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Oração Colecta
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Liturgia da Palavra
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Primeira Leitura
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Sentado
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Salmo Responsorial
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Segunda Leitura
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Aclamação ao Evangelho
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De Pé
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Proclamação do Evangelho
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Homilia
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Sentado
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Profissão de Fé (Creio)
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De Pé
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Oração dos Fieis
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Liturgia Eucarística
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Apresentação dos Dons
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De Pé
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Apresentação do pão e do vinho
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Presidente lava as mãos
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Orai, irmãos!
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Oração sobre as Oferendas
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Oração Eucarística: Diálogo Inicial
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Acção de Graças (Prefácio) e Aclamação (santo)
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Epiclese – vós Senhor sois verdadeiramente Santo
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Narração da Instituição e Consagração do pão e do vinho
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Ajoelhado
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Anamenese: “Eis o Mistério da fé!
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Oblação: Lembra Morte e Ressurreição de Jesus
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De Pé
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Orações pela Igreja
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Doxologia (Por Cristo…)
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Ritos da comunhão: Pai nosso e orações seguintes
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Saudação da Paz
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Fracção do Pão
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Cordeiro de Deus
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Felizes os convidados
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Canto de acção de graças
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Sentado
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Ritos Finais
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Bênção Final
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Em Pé
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Despedida (ide em Paz!)
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c) As Cores Liturgicas
Usa-se cor Branca:
- Tempo Pascal e Natal;
- Festas do Senhor (excepto no Domingo de Ramos e a Exaltação da Santa Cruz)
- Festas e memórias de Nossa Senhora
- Festa de Todos os Santos
Usa-se cor Verde:
- Tempo comum ou per annum
Usa-se cor Vermelha:
- Domingo de Ramos e Sexta Feira Santa
- Domingo de Pentecostes
- Exaltação da Santa Cruz
- Festas dos Apóstolos e Evangelistas
Usa-se cor Roxa:
- Tempo de Advento e Natal
Usa-se cor Rosa:
- Domingos Gaudete - (III do Advento) e Laetare - (IV da Quaresma)
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