PARA REFLECTIR...

GAUDIUM ET SPES

Gaudium et Spes – Constituição Pastoral sobre a Igreja no mundo contemporâneo


A última constituição a ser aprovada, na véspera do encerramento do Concílio Vaticano II.
Tem uma visão abrangente sobre a PASTORAL DA IGREJA – que interliga Catequese, Liturgia e Caridade, incidindo de forma mais definida nesta última onde se enquadra a PASTORAL SOCIAL.
“As páginas desta constituição assinalam o ponto de encontro entre Cristo e o homem moderno” Paulo VI . Levando a Igreja ao meio da vida contemporânea para a  - Iluminar – Sustentar – Consolar. A maior novidade do Concílio Vaticano II é a sua abertura e a tentativa de diálogo com os problemas e desafios do mundo moderno. A partir de princípios doutrinais procura repor em relação a Igreja com o mundo e os homens e mulheres do nosso tempo.
Ainda hoje, nos nossos dias, passados 50 anos do Concílio Vaticano II, a Gaudium et Spes continua a dar elementos preciosos para entender as transformações por que passa a sociedade moderna,  a fornecer pistas para uma ação eficaz, quer do ponto de vista pastoral, social e político para ultrapassarmos os problemas que o desenvolvimento acelerado da sociedade causa, e ainda representa a postura da Igreja diante dos principais desafios da modernidade.
A Gaudium et Spes divide-se em duas grande partes: a primeira intitulamo-la O HOMEM NO MUNDO:
Na qual se desenvolve o pensamento da Igreja sobre o homem, o mundo em que habita e sua mutua relação e põe a nu, as contradições, assimetrias e desigualdades sociais que se aprofundam, por outro lado, as esperanças e aspirações do ser humano enquanto imagem e semelhança de Deus. A segunda parte é intitulada HOJE SOCIEDADE – QUESTÕES URGENTES: Onde vários aspetos da vida de hoje e da sociedade humana, com particular enfeze nas questões e problemas que pareçam ter maior urgência nos nossos dias. Analisa a sociedade atual, seguida de orientações para a busca da justiça e da paz. (econômico; Social; Político e Cultural)
Ao lermos, estudarmos e refletirmos esta constituição do C. Vaticano II encontramos temas como:

> MUDANÇAS; o homem vive uma nova fase da história. A transformação social e cultural reflete-se na vida religiosa.
As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo. (GS 1)
Dirige-se a todos os homens, expondo-lhes o modo de estar e a atividade da Igreja no mundo de hoje, para iluminar a problemática humana e salvar o homem. O homem na sua unidade e integridade (corpo e alma, coração e consciência, inteligência e vontade),  é o centro de toda a exposição
É dever da Igreja investigar a todo o momento os sinais dos tempos, e interpretá-los à luz do Evangelho.
Para responder de modo adaptado, em cada geração às eternas perguntas dos homens acerca do sentido da vida presente e da futura relação entre elas

> PESSOA HUMANA; O homem é um ser uno – corpo e alma. Sl8,5-7 – “Que é, pois o homem, para dele te lembrares? Para que te preocupes dele?” O homem foi “Criado á imagem de Deus” - “varão e mulher”, o que constitui a primeira forma de comunhão entre pessoas e tem uma natureza social, desenvolve as suas qualidades em relação com os outros.
Seduzido pelo maligno o homem pecou, diminuindo-o e impedindo-o de atingir a plena realização.

 > CONSCIÊNCIA MURAL; No fundo da consciência o homem encontra uma LEI, uma voz que está sempre a chamar ao amor do bem e fuga do mal, soa no momento oportuno, na intimidade do seu coração.
Uma lei inscrita no coração do homem por Deus à qual deve obedecer e é por ela que ele é julgado.

> LIBERDADE; Só na Liberdade é que o homem se pode converter ao bem. A liberdade verdadeira é um sinal privilegiado da imagem divina no homem. Deus quis “deixar o homem entregue à sua própria decisão”, para que busque por si mesmo o seu Criador e livremente adira a Ele.

> BEM COMUM; É o conjunto das condições da vida social que permitem, tanto aos grupos como a cada membro a alcançarem a própria perfeição. Cada grupo deve ter em conta as necessidades e legítimas aspirações dos outros grupos e o bem comum de toda a família humana.
> DIÁLOGO; Fraterno entre os homens realiza-se a nível mais profundo da comunidade de pessoas. Chamados a formar uma só família e ao mesmo fim - Deus

> CULTURA; Indica todas as coisas por meio das quais o homem: apura e desenvolve as múltiplas capacidades do seu espírito e do seu corpo, se esforça por dominar o mundo, torna mais humana a vida social, quer a familiar quer a comunidade civil e comunica aos outros e conserva nas suas obras, para que sejam de proveito à humanidade.

> A VIDA ECONÓMICA E SOCIAL; O HOMEM é o protagonista, o centro e o fim de toda a VIDA ECONÓMICA  E SOCIAL, deve respeitar e promover a dignidade e a vocação integral da pessoa humana  e o bem toda a sociedade.

> VIDA DA COMUNIDADE POLÍTICA; A comunidade política existe em vista ao bem comum; nele encontra a sua completa justificação e significado e dele deriva o seu direito natural e próprio. Comunidade política e autoridade pública fundam-se na natureza humana e pertencem à ordem estabelecida por Deus

> O MATRIMÓNIO E A FAMÍLIA; Os cristãos alegram-se com os vários fatores que fazem aumentar entre os homens a estima desta comunidade de amor e o respeito pela vida e que auxiliam os cônjuges e os pais na sua missão.

> PROMOÇÃO DA PAZ; Felizes os construtores da paz “porque serão chamados filhos de Deus” (Mt5,9). Concílio, apela para os cristãos, com a ajuda de Cristo, autor da paz, colaborem com todos os homens no estabelecimento da paz na justiça e no amor e na preparação dos instrumentos da mesma paz. 

> A COMUNIDADE INTERNACIONAL; As relações entre as nações também estão envenenadas com as contendas e violência. É necessário que os organismos internacionais cooperem e coordenem melhor, que se fomentem as organizações que promovem a paz.

> IGREJA SINAL FRATERNIDADE VERDADEIRA; Apresentando ainda temas que constituem objeto de condenação conciliar desafiando a uma reflexão profunda em ordem às convicções e vida de cada um: Ateísmo; o que atenta contra a vida e a Pessoa Humana; Divorcio entre a Fé e a Vida; Aborto e Infanticídio; Genocídio; Toda a ação bélica e Corrida ao Armamento.

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